quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hoje o assunto éé...MONOGRAFIA!

Oi gente, tudo bem? Hoje mostraremos nosso resumo da monografia sobre o sistema de produção da Fiat!

 A ordem que falaremos sobre os assuntos é:
  • Introdução.
  • Origem do trabalho.
  • Importância do trabalho.
  • Objetivos.
  • Objetivo geral.
  • Objetivo específico.
  • Limitações do Trabalho.
  • Estrutura do Trabalho.
  • Metodologia proposta.

Resumo da Monografia do Sistema de Produção da FIAT:

A origem do trabalho:
Após o desenvolvimento das Teorias Gerais da Administração (Taylor, Fayol e Ford), muitas coisas mudaram e foram repensadas. Inclusive o “papel” do Gerente de Produção, que foi adaptado a cada novo modelo organizacional.

O curso de Engenharia de Produção oferta cadeiras que correlacionam papeis gerenciais em função de casa modelo de produção.
Inserido no contexto acima descrito que surgiu a idéia do trabalho em questão.

Importância do trabalho:
A formação de um Engenheiro de Produção é bastante ampla. Um profissional formado em EP tem grandes possibilidades de ocupar o cargo de Gerente de produção dentro de uma empresa. Esse trabalho servirá como fonte de estudo para estudantes e outros leitores leigos que se interessarem pelo estudo do cargo de Gerente de Produção.

Este trabalho apresenta semelhanças entre os modelos de gestão da produção e suas respectivas influências no papel do Gerente de Produção.

Isto, de maneira geral, está ligado a levantamentos qualitativos realizados por meio de uma entrevista junto ao Gerente de Produção da FIAT.

Vamos explicar o objetivo geral:

O objetivo geral deste trabalho é fazer uma analise sobre as atividades e habilidades exigidas de um Gerente de Produção voltado para sistema de produção em massa, idealizado pelo empresário estadunidense Henry Ford, no início do século XX. E também determinar a função do Gerente de Produção no atual sistema de gestão de produção.

Agora vamos falar sobre os objetivos especificos:

-Elaborar um pequeno ensaio sobre os princípios de gerenciamento de Fayol e Taylor;
-Descrever o sistema de Ford e mostrar as principais habilidades e atividades do Gerente de Produção nesse modelo;
-Relatar as principais características do modelo enxuto;
-Fazer um paralelo entre os conceitos teóricos tirados do levantamento bibliográfico e as ativadas e habilidades de um Gerente de Produção.

Limitações do trabalho:

Estamos nos referindo aos sistemas de gestão da produção desenvolvidos na industria de automóveis, CERTO? Pois a analise das atividades e habilidades do Gerente de Produção, serão voltadas para o Gerente deste ramo industrial.
A questão da transferência do modelo oriental para o ocidental abordada neste trabalho, tem um único propósito de induzir a reflexão do leitor sobre este assunto, tendo em vista que esta temática ainda é muito complexa para muitos pesquisadores.
As atividades ligadas diretamente a produção em si, como por exemplo, acompanhamento do plano mestre de produção, analise dos relatórios da qualidade, acompanhamento da produção, serão sintetizadas como atividade de supervisão direta e apoio.

Estrutura do trabalho:

No capítulo 2, é abordado a Escola Clássica de Administração tal como os princípios de Fayol e Taylor do início do século XX, que revolucionaram a organização do trabalho.

O capítulo 3 aborda o Modelo Fordista, a produção em massa, e suas conseqüências para a organização do trabalho e para a sociedade eas atividades e habilidades demandadas pelo cargo de Engenheiro de Produção.

O sistema de produção enxuto, Lean Manufacturing, e as atividades e habilidades do Engenheiro de Produção neste modelo é tratado no capítulo 4. Até hoje, o Toyotismo desperta o interesse de inúmeras indústrias ao redor do globo, porém, com as mudanças de cenário constantes, é necessário adaptações ao real contexto em que se atua.

No capítulo 5 é feito um Estudo de Caso de um Engenheiro de Produção e suas habilidades e atividades.

O capítulo é a Conclusão, avaliam-se as transformações do papel do Engenheiro de Produção, comparando as habilidades atuais exigidas às passadas.

Metodologia proposta / Estudo de caso:
           
A metodologia empregada nesse trabalho é uma revisão da literatura de alguns autores clássicos da área com o objetivo de extrair informações e traçar o perfil do Engenheiro de Produção em diferentes modelos de gestão e produção.
           
Além da revisão bibliográfica, lógico,  teremos um estudo de caso que servirá como forma de rateio dos conceitos levantados durante a revisão bibliográfica.
           
Vale ressaltar que algumas das competências do Engenheiro de Produção forem relacionadas empiricamente com base na experiência dos autores, adquirida durante as suas formações como Engenheiros de Produção.



Por hojee, BASTAAA! Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário